Ritmos Latino Americanos? Quais são?
São vários, os ritmos latino-americanos existentes.
O Merengue, a Bachata, o Chá-Chá-Chá e a Salsa, são os mais conhecidos e também os mais procurados no mundo da Dança.
Poderíamos falar um pouco de todos mas falemos do meu preferido - a Salsa.
Criada na década de 1940 em Havana, Cuba, recebeu influências do Merengue, da República Dominicana, da Cumbia Colombiana, do Rock Norte-Americano e do Reggae Jamaicano. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.
A palavra Salsa é de origem espanhola e significa “tempero” ou “mistura”, que define muito bem o que este ritmo significa. Primeiro veio a música, no século XVI, que era chamada de “som cubano” e ganhou popularidade no século XIX. Só depois veio a dança, que foi ganhando cada vez mais força e se tornou um dos Ritmos Latinos mais procurados.
A partir dos anos 70 a Salsa chegou aos Estados Unidos, mais precisamente a Nova Iorque, e logo foi difundida por todo o país. Aos poucos o estilo cubano foi ganhando popularidade e espalhou-se pelos vários países do Mundo inteiro.
Para quem quiser aprender a dançar este ritmo, geralmente, a Salsa é executada a par, mas também existem passos “a solo” para quem prefere dançar sozinho ou para os momentos da coreografia em que os casais dançam separados, conhecido como “shining”. Comparando a outros ritmos, a Salsa tem um compasso mais rápido, o que envolve alguma técnica, equilíbrio e consciência corporal.
São vários os benefícios de dançar salsa, no entanto, saliento os seguintes:
- Ajuda a emagrecer e a tonificar os músculos – uma aula de Salsa com intensidade e feita com vontade ajuda a perder calorias, por usar muito as pernas e a firmeza dos braços, tonifica os músculos, tornando-os mais resistentes.
- Ajuda a combater o stress e a ansiedade - dançar salsa cria definitivamente uma sensação de bem-estar ajudando assim a combater o stress.
Mas o mais importante de tudo, é divertirem-se a dançar este ritmo “caliente”, que cativa qualquer um que o queira aprender.
Que viva la Salsa! 🕺