O que é o Pole Dance?
Olá, eu chamo-me Dayse Lopes e sou professora de Pole Dance na ALC Dance Studios.
Hoje, venho contar-te um pouco sobre a minha paixão pelo Pole Dance e tudo que isso envolve. Continua a ler... Espero que gostes!
Eu danço desde que me conheço, porque uma das maiores paixões da minha vida é a dança, seja ela qual for!
A minha primeira experiência com o Pole Dance foi no Brasil onde tirei um curso. No entanto, houve um dia, quando já vivia em Portugal em que me viram a brincar com um poste na rua... Então, convidaram-me para dar aulas no estúdios Speakingbodies.
Apesar de ter o meu curso do Brasil, isso não era suficiente. Depois de ter sido convidada para dar aulas, comecei a fazer mais pesquisas e fui aprendendo sozinha, porque sempre senti que eu e o varão éramos um só!
Hoje, não sei viver sem o Pole Dance! Tenho um estúdio em casa, onde também dou aulas e treino regularmente novos movimentos. Temos que estar sempre a evoluir, não é verdade?
Muitas pessoas não conhecem esta arte e não fazem ideia dos benefícios que pode trazer para o corpo e para a mente. Por isso, também aproveito para te contar a história do Pole Dance!
Praticado há mais de 250 anos, o pole dance remonta ao Mallakhamb, ginástica acrobática realizada maioritariamente por homens na Índia e na China. O Mallakhamb conta com postes de madeira e o uso de cordas para a sustentação do corpo, usando a força de vários músculos simultaneamente.
Com o passar do tempo, começou a ser praticado na Grécia um estilo chamado Calistenia, é um termo que vem do grego “kallistenes” e o significado é “cheio de vigor”, no passado era interpretado como o equilíbrio entre as qualidades físicas, mentais e espirituais.
Mais tarde começou a ser praticado na França por um suíço e espalhou-se também até Inglaterra e acabou por se tornar um estilo de dança popular em todo o Mundo.
Hoje em dia denomina-se por “pole dance fitness”, aquilo que leciono nas minhas aulas. Esta modalidade, requer uma certa força e resistência da pessoa que pratica. Em união com a dança a aplicar de forma progressiva onde as alunas possam executar os movimentos de uma forma mais suave tornando-se mais fácil o uso da força física.
Para todas as mulheres ou homens que achem que o Pole Dance não é para qualquer pessoa... Enganem-se! O pole dance, é sim para qualquer pessoa, foi pensando para pessoas comuns, ou seja não atletas, sendo uma forma de exercício físico onde não é preciso nada além do peso do próprio corpo para praticar.
E então? Gostaste?
Agora, está na hora de vires a uma das minhas aulas e deixares o medo, a vergonha ou qualquer coisa que te impeça de tentar, em casa! Vem, vais adorar!