Como é que o Ballet pode ajudar no desenvolvimento da criança e quais os seus benefícios?
Já pensaste em colocar os teus filhos numa aula de ballet? Pode parecer cedo, no entanto, participar em aulas de dança desde cedo pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento da criança no que diz respeito às aptidões físicas, emocionais e cognitivas.
Quando é que a criança pode começar?
Durante a infância, o ballet é dividido em duas categorias, de acordo com a idade dos mais pequenos: a aula de ballet baby, que é direcionada para alunos dos 3 aos 5 anos e o ballet primário para crianças com 6 e 7 anos.
As aulas de ballet baby têm o objetivo de desenvolver a criatividade, socialização e expressão dos mais novos. Nesta fase, as atividades são mais livres e lúdicas. As crianças “brincam” (eles consideram brincadeira, mas cada jogo tem sempre um objetivo a ser trabalhado) e divertem-se enquanto trabalham capacidades motoras e a sua independência.
Já no ballet primário, as aulas são mais focadas em sequências, nas quais a criança desenvolve melhor a coordenação motora, postura do corpo e fortalecimento muscular. As aulas para crianças maiores de 7 anos aumentam no grau de dificuldade e exigência dos movimentos e também na qualidade técnica.
Quais os benefícios do ballet na infância?
O ballet é uma excelente atividade para meninos e meninas e ajuda no desenvolvimento de diversas competências físicas, sensitivas, cognitivas e emocionais.
Flexibilidade e força muscular
O ballet contribui para uma postura mais correta e para o desenvolvimento da consciência corporal e espacial desde cedo, melhorando as capacidades motoras e desenvolvendo a força muscular e a flexibilidade da criança.
Socialização com outras crianças
Aprender a trabalhar em grupo, comunicar melhor e respeitar os limites individuais também são benefícios de participar numa aula de dança. Além disso, o ballet também pode proporcionar fortes laços de amizade entre os mais novos.
Foco e concentração
As crianças têm muita energia (e todos os pais que estão a ler este artigo, vão concordar!), por isso, muitas vezes podem sentir dificuldades em concentrar-se e manter o foco, o que acaba por prejudicar o desempenho escolar. O ballet, pode ser um excelente aliado no desenvolvimento da concentração. Isto porque, as aulas exigem disciplina e foco, para que o/a aluno/a consiga realizar os exercícios escolhidos pelo/a professor/a.
Desenvolvimento emocional e aumento da autoestima
A dança também aumenta a confiança da criança, fazendo com que ela consiga desenvolver as suas competências sociais e ultrapassar a timidez. Como nestas idades as aulas são mais divertidas e descontraídas, são uma excelente oportunidade para os mais novos aprenderem a confiar em si mesmos e nos seus colegas de turma e professores.
As aulas de ballet trazem muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, o que, no futuro, pode ajudá-la em diversas áreas da vida.
No entanto, é fundamental que goste da atividade, por isso, os pais não devem pressionar nem obrigar os filhos a participar, tendo em conta que obrigação pode levar à associação de más experiências para várias situações do dia a dia e isso cria ansiedade negativa na criança. Deve ser sempre um bom momento de diversão e ao mesmo tempo de aprendizagem.