A história da Bachata - Sara & Diogo
Bachata que se pronúncia "batchata", é um estilo de dança e género musical Dominicano. O nome “bachata” aparece porque era usado originalmente para se referir às festas da vila.
Este ritmo caribenho junta Ritmos latinos e africanos, e por isso é característico da América Latina ao lado da Salsa, Merengue e Cha Cha Cha.
Sabias que... A bachata Dominicana foi em 2016 considerada património universal pela UNESCO? ✌🏽✌🏻✌🏾✌🏼✌🏿
Conta a história que tudo começou em 1962, na República Dominicana, com uma gravação musical composta por José Manuel Calderón intitulada por “Bêbado de amor”. A música combina o estilo latino que trava com ritmos de bolero Cubano entre outros. Na altura esta não passava de música popular e era vista como música de pouca qualidade. Apesar da sua popularidade entre o povo, apenas na década de 80 é que se começa a ouvir na rádio.
A nível musical a bachata é considerada um híbrido do bolero, tendo influência o Merengue, o Tango e o Cha Cha Cha.
É um estilo musical baseado em cordas e percussão. Um grupo bachatero médio consiste em 7 instrumentos: requinto (guitarra principal), segunda (guitarra rítmica), guitarra elétrica, guitarra, baixo, bongos e güira.
Relativamente à dança, começa de forma intuitiva, tendo em conta, como já se dançava até àquela altura. Com o tempo e a sua propagação por todo o Caribe, a bachata ficou mais rápida e adicionaram mais passos e figuras. Durante esta altura o foco estava no trabalho de pés e no movimento da anca. Socialmente e tradicionalmente era vista como uma dança sensual onde o rapaz e a rapariga namoravam e exibiam os seus movimentos.
Com o tempo, este estilo chamou a atenção da Europa e Estados Unidos da América começando a aparecer nas várias escolas de dança.
Como toda a arte, a bachata foi desde o início influenciada por vários fatores, e quando chega à Europa podemos ver a sua maior transformação tanto musical quanto coreográfica, apesar de alguns aficionados acharem que algumas mudanças afastaram o estilo das suas raízes, foram essas mudanças que impulsionaram o estilo mundialmente.
Atualmente, a música junta elementos tradicionais assim como estilos (Pop, R&B e Hip-Hop). Alguns dos cantores mais conhecidos e representativos da fusão são:
Aventura, Romeo Santos, Prince Royce, Dani J, entre outros. As músicas destes artistas inspiraram a "bachata sensual" que é o estilo de dança bachateiro mais dançado na Europa com influências da Salsa, Tango e do Zouk.
Este estilo nasce em Espanha com Korke e Judith e é popularizado por vários bailarinos como Pablo e Raquel, Daniel e Desiree, Luis e Andrea, Marco e Sara, entre outros.
Como podes ver é um estilo bastante recente, com cerca de 60 aninhos. Os próprios criadores da "bachata sensual" são hoje professores e bastante jovens artistas. Portanto a bachata que a maioria de nós dança todos os dias terá mais ao menos 20 anos.
Nós, Diogo e Sara, não somos exceção! Começamos a dançar juntos por carolice, e começamos pela intitulada bachata "normal" (na altura) e fomos apresentados à bachata sensual pelo Jose Sentimiento e pela Gloria por volta de 2014 e desde então começamos a apaixonarmo-nos cada vez mais pela bachata sensual, literalmente até aos dias de hoje!!! É sem dúvida alguma um dos ritmos que mais gostamos de dançar e especialmente ensinar.
A Bachata está no seu expoente máximo até à data e promete prosperar.
Agora que sabes mais um pouquinho sobre o teu estilo favorito espero que continues a aprender e encontres um equilíbrio entre as raízes deste estilo assim como as fusões com que te identificas.