Modalidades de dança: como deves escolher a que combina mais contigo?
Provavelmente já ouviste falar que dançar é um ótimo exercício e proporciona múltiplos benefícios para o corpo e para a mente. Mas sabias que existem inúmeras modalidades de dança? Cada uma delas é mais adequada para cada pessoa, e escolher o certo, pode tornar-se uma tarefa desafiante.
Se não sabes por onde começar e já te perguntaste qual seria o estilo de dança que mais combina contigo, decidimos dar-te algumas dicas para ajudar!
Quais são os estilos de dança que existem?
São incontáveis as modalidades de dança que podemos encontrar nas escolas, cada estilo exige um perfil diferente. As danças como o ballet clássico e jazz, por exemplo, necessitam de técnica, elegância e precisão.
Já para quem gosta de dançar a par, uma ótima alternativa são as danças de salão. Com o passar dos anos, acabou por ficar reconhecida como desporto, chegando a diversos festivais e competições ao redor do Mundo. Entre as danças de salão mais populares estão a valsa, o cha cha cha, a rumba, o paso doble e o jive.
No entanto, existem realmente muitas modalidades para experimentar, são o caso da salsa, do ballet, hip hop, dança oriental, dancehall, semba, kizomba, tango ou bachata, por exemplo.
Que considerações devo ter quando escolher?
Como vês, existem diversos estilos desta arte! Basta escolheres o que combina mais contigo. Mas como sabemos que não é uma tarefa fácil, separamos 3 pontos para teres em conta antes de te inscreveres.
Objetivo
Antes de fazeres a tua escolha, pensa: Qual é o teu objetivo ao fazer aulas de dança? Quem procura emagrecer pode apostar em modalidades que queimem mais calorias, como por exemplo a Salsa, as Danças de Salão as nossas modalidades de Treino (Dance Shape, Dance Training e Pilates) ou as Danças Orientais.
Se pretendes melhorar a postura, opta pelo ballet ou a valsa.
Para quem quer apenas divertir-se ou espairecer depois do trabalho, pode apostar em qualquer uma das nossas modalidades de grupo, qualquer uma das nossas aulas vai fazer-te esquecer os desafios do dia a dia!
Gosto musical
A música é parte fundamental em qualquer aula de dança. Por isso, quando escolheres uma, pensa se gostas e se te sentes ligado/a a esse estilo musical.
Não adianta fazer uma aula de funk se não te sentes confortável e descontraído/a com este tipo de música. A mesma coisa se aplica ao ballet clássico: se ficares com sono ao ouvir uma sinfonia, pode ser que isso queira dizer, que o ballet não é para ti.
Preparação física
Quem sofre com problemas nos joelhos ou nas articulações, deve ter cuidados especiais e optar pelos estilos que tenham menos impacto. Além disso, é recomendado praticar a dança em dias alternados, por exemplo três vezes por semana. No entanto, se tens alguma destas condicionantes deves sempre consultar o teu médico para receberes aconselhamento profissional.
Estes 3 pontos conseguiram ajudar-te? Partilha com um amigo que não consegue decidir qual a modalidade que gosta mais, pode ser que o ajude também!