Mas afinal quantos estilos de Salsa existem?!
Em espanhol a palavra Salsa significa “molho”, precisamente por ser o resultado da mistura de vários ingredientes.
Foi nos anos 70 que o estilo se popularizou, muito derivado ao trabalho da editora discrográfica Fania All Stars, liderada por Jhonny Pacheco e Jerry Masucci. Ficou como uma “marca” que engloba vários estilos musicais, como o Mambo, a Guaracha e o Guaguancó.
Nos anos 80 popularizou-se o estilo “Salsa Romântica” com hits que ainda hoje tocam nas pistas de dança.
Existem vários estilos de dança, sendo os mais praticados a Salsa Cubana, a Salsa On 1, Salsa On 2 e a Salsa Calenha. Dançada em todo o mundo, conta já com cerca de 30 anos de história em Portugal.
No entanto, dentro de cada estilo da Salsa, existem várias diferenças e este post vai auxiliar-te a descobrir quais são essas alterações. Continua a ler!
Salsa Cubana
Vem do son cubano. Tal como o nome indica tem origem em Cuba. É caracterizada por movimentos arredondados, em volta do par, com movimentos de braços desafiantes parecendo às vezes que vão dar um nó. É um estilo mais livre, alegre e com muito sabor.
Salsa On 1
Também chamada de salsa em linha porque a deslocação e troca de lugar entre cada um dos elementos do par, é feita em linhas retas, ao contrário da salsa cubana.
No tempo 1 da música, a base é marcada com o pé direito atrás, no caso da mulher e no caso do homem é com o pé esquerdo à frente. Um estilo muito conhecido de salsa dançada no tempo 1 é a salsa estilo LA, criada pelos irmãos Vasquez, em Los Angeles.
Salsa On 2
Dentro da salsa on2 temos o estilo Nova York, que é mais elegante e o tempo 1 da base, é igualmente marcado com o pé direito da mulher e o esquerdo do homem, só que é no sítio para ambos. No tempo 2 é que há diferença: a mulher vai à frente com o pé esquerdo e o homem atrás com o pé direito.
E temos o estilo Porto Rico, que tem mais sabor. Aqui a base é iniciada, no tempo 1, a mulher com o pé esquerdo no sítio e o homem com o direito e no tempo 2, a mulher pisa com a direita atrás e o homem com a esquerda à frente.
Há quem considere a forma de dançar on2 mais melodiosa.
Salsa Calenha
É originária da Colômbia, mais concretamente de Cali. É um estilo caraterizado pelo movimento rápido dos pés, inclusive ao marcar a base. Acaba por ser mais desafiante precisamente pela rapidez de movimentos. Para quem vê de fora é um estilo bastante impactante.
Estes estilos são os mais conhecidos e marcantes, mas fica a nota de que haverá outras formas de dançar salsa que, apesar de serem semelhantes a estas, têm pequenas diferenças que caraterizam cada estilo.