Como a dança mudou a minha vida!
“You can leave your hat on” de Joe Cocker e “Bolero” de Maurice Ravel, foram as músicas que me acompanharam na adolescência e puberdade, fechada, solitária e tímida, no universo que era o quarto da minha casa.
Era pouco comunicativa e muito envergonhada... Aos 19 anos, isso conduziu-me a um casamento, que depressa se tornou violento e abusivo.
Um dia, arrastada por uns primos, experimentei uma aula de Salsa a Par e descobri, nas trocas de par que em roda se faziam, que um bom par apoia e faz a mulher brilhar – tanto na pista como na vida. E foi, essa roda de pares, que me deu energia para me libertar da toxicidade em que vivia, e voltou a oxigenar, ainda que tantas vezes ofegantemente, a minha vida.
Na pista, descobri toda uma nova linguagem, tantas vezes desprovida sequer de palavras, apesar de muito se dizer! A timidez foi desaparecendo, e comecei a gostar de como me via.
Foram anos fabulosos, viajando Portugal fora, Espanha dentro, em busca de pistas, danças, momentos de vida, vibrantes e transformadores!
A dança foi muito para lá da pista, enchia a minha casa de gente um pouco de todo o lado, em fins de semana de dança nos sítios mais inusitados! Treinamos na minha sala, nos parques de estacionamento, à porta de restaurantes… Até sem som, porque ele já estava dentro de nós. Na mala do carro havia sempre um par de sapatos de dança de reserva, havia riscos que não se podia correr!
A dança fez-me quem sou! A dada altura, já adorava dançar com cada novo rosto que surgisse no salão, e se alguém captava a minha atenção, não me inibia e atravessava a pista para convidar para uma dança…ou duas, só o tempo o diria. A dança deu-me o melhor que tenho! As melhores amigas, o companheiro já de uma vida, deu-me uma filha – e a ela, desde cedo, quisemos “contagiar” com a energia da dança.
É hoje uma teenager, passou já pelo ballet, cujo rigor a aborrecia, e tem sido na ALC Dance Studios que tem sido feliz, tem sido com a orientação sábia da Paula e do Ricardo que se tem atrevido em novos ritmos, novas e enriquecedoras experiências. Tem sido nesta Escola que ao desafiar-se se tem formado, se tem descoberto e gradualmente tem assumido a sua identidade – com alegria e autoconfiança. Uma filha que acreditamos ser, já um excelente ser humano, mas a quem sabemos que a dança tem trazido muito mais do que os passos de dança.
Nomeadamente nestes tempos que vivemos, a gestão emocional, o controle corporal, a rede de amizade que tem na ALC Dance Studios tem sido determinante nela, e consequentemente em nós.
Somos muito gratos pela amizade que nos liga, em família... À família ALC Dance Studios e esta é a minha singela forma de agradecer a cada um e em especial à Paula e ao Ricardo, por sonhando contagiarem quem os rodeia com a magia da dança.
Quem dança é mais feliz!