Burlesque
Mas afinal o que é “Burlesque”? Quase sempre, quando ouvimos esta palavra, pensamos automaticamente nos antigos cabarés, com mulheres a dançar e associamos essa referência ao sexo. No entanto, o significado da palavra, pode ser bem diferente, assim como o próprio objetivo.
A origem em si do termo “Burlesque“ em francês, vem da palavra “Burla” que significa sátira, brincadeira e/ou comédia. Teve origem na época da comédia de “dell’arte”, nesse período os teatros tinham muito sucesso, mas apenas entre os homens, já que as mulheres não podiam frequentar estes espaços, nem na plateia, nem nos palcos. Nessa altura, também era conhecido como um espetáculo de comédia erótica.
Com isso, tanto as personagens masculinas, como as femininas eram interpretadas pelos homens, vestidos de mulheres, com maquilhagem, peruca e roupas femininas. Insatisfeitas com essa situação, algumas mulheres começaram a fazer números de striptease e foi assim que conseguiram entrar neste ambiente e conquistarem os palcos do teatro.
Com o passar do tempo, foi-se criando uma “moda” relacionada ao burlesque, que se tornou mais popular entre os anos de 1860 e 1940 nos cabarets franceses e norte-americanos e foi se espalhando pelo Mundo.
A apresentação do burlesque é baseada numa representação teatral e sarcástica, utilizando temas dramáticos nas representações. É uma arte que mistura diversas áreas como teatro, circo e striptease. Tanto homens como mulheres podem participar, mas esta modalidade de dança foi importante para retomar o empoderamento feminino e a liberdade da mulher.
Tendo em conta a forma como surgiu, este estilo de dança serviu para dar voz às pessoas que naquela altura não tinham. É um lugar de liberdade, aceitação e empoderamento que enaltece a Mulher. Pessoas que nunca dançaram podem e devem participar nestas aulas, não importa a idade, género ou a nacionalidade. O Burlesque revoluciona ideias premeditadas e preconceituosas sobre os corpos, as formas de desejo e a feminilidade.