A Criatividade é um músculo!
A capacidade humana de criar é algo que muitas vezes parece sobrenatural. A utilização desta ferramenta é algo que TODOS temos de fazer diariamente.
Quando se fala de criatividade, é quase automática a associação a algo artístico, mas a realidade é que todos os dias temos de ser criativos para nos adaptarmos às realidades com que somos deparados.
Existem diferentes tipos de criatividade, assim como elementos que a podem alimentar ou, por outro lado, bloquear. É principalmente por essa razão que defendo que a criatividade funciona como um músculo.
Passo a explicar:
Se queremos que um músculo desenvolva, temos de o trabalhar, mas também sabemos que se o trabalharmos sempre da mesma forma, vamos criar habituação, não permitindo que o mesmo continue a desenvolver. Há quem trabalhe para manter ou tonificar, mas há quem o trabalhe para o fazer crescer.
Para desenvolver um músculo, não é suficiente apenas trabalhar carga. Podemos complementar para resultados mais assertivos, mais rápidos e com mais longevidade. Através da alimentação, do descanso e de exercícios de alongamento, criamos condições ótimas para a obtenção de resultados mais rápidos e duradouros, evitando lesões por exemplo.
Claro que recorrendo a substâncias químicas poderemos ter resultados mais rápidos, mas com efeitos secundários nocivos.
Então, assim como há pessoas com mais facilidade para a tonificação ou crescimento muscular, o mesmo acontece com a criatividade. Para uns pode requerer menos esforço e para outros mais, mas todos podem chegar a resultados muito positivos, dependendo dos métodos e dedicação.
Um exercício que podes fazer para “muscular ou tonificar” a tua criatividade é fazendo a pergunta:
“Como é que posso fazer isto de forma diferente?”
Seja lá o que “isto” seja.
Mesmo que seja para solucionar problemas do quotidiano, a nível profissional (seja em que área for) ou até a nível de relacionamentos, a criatividade será uma ferramenta muito útil para a obtenção de melhores resultados e por consequência alcançarmos a tão desejada FELICIDADE.
Aqui está a razão principal de defender que a Arte e a Cultura são um bem essencial para a condição Humana, assim como a comida, a educação e a segurança.
Isto porque o consumo de Arte e Cultura irá aumentar a nossa capacidade criativa, pois os nossos sentidos serão despertados. Seremos colocados em posição de pensamento e leitura na nossa própria interpretação. Será uma forma de olhar para dentro através da expressão de terceiros. É uma forma de aprender a lidar com as nossas emoções, que por consequência nos abrirá portas mentais para encontrar soluções para problemas que seremos deparados.
Acima de tudo será uma forma de libertar bloqueios. Perder visão em túnel, ou seja, abrir horizontes aumentando a nossa paleta de cores para termos a capacidade de olhar à volta quando somos deparados com um problema para resolver.
Exercitar a nossa criatividade deve estar marcado na nossa agenda de tarefas semanais, assim como o fazemos para cuidar da nossa saúde, do nosso lazer e do nosso trabalho.
Como exemplo daquilo que eu fiz em tempos de pandemia, pois ficamos sem a possibilidade de fazer espetáculos, criei um hábito semanal com o Bruno, o meu irmão e um outro com a Paula, a minha mais que tudo.
Exercício de criatividade expresso. Em cada um dos dias, juntámo-nos para coreografar uma música, ensaiar, gravar, editar e publicar. Fazemos questão de que as músicas escolhidas sejam o mais diferentes possível uma das outras e criamos compromisso público de que iremos apresentar um novo vídeo todas as semanas em hora marcada. Acredita que já houve dias em que não havia vontade e parecia que não era dia para aquilo, mas tendo o compromisso, simplesmente tem de acontecer e a realidade é que cada vez fica mais fácil.
E tu...
Já treinaste o teu músculo da criatividade hoje?